Advogado Iniciante- Como adquirir experiência, na prática?

 

 

Quando resolvi investir nesse mundo digital, com a Academia Power Jus, um dos meus maiores objetivos era poder auxiliar os jovens advogados que entram no Mercado da Advocacia. Por quê? Porque eu senti muita falta desse tipo de orientação quando entrei no Mercado de Trabalho (dá uma olhada nesse texto também) . Para mim foi muito difícil mudar o status de estudante para desempregada, aos 21 anos. As dúvidas surgiram todas e a grande maioria era de ordem prática. Eu tinha investido muito no ensino teórico, em estágios, mas agora como comunicar ao mundo que eu estava formada e pronta para advogar. Como prospectar clientes, sem ofender o Código de Ética? Investir em um escritório físico, logo no início, vale a pena? Como  o advogado iniciante pode adquirir experiência e confiança, na prática?

Foi desse resgate de lembranças que surgiu essa Série Advogado Iniciante. Pincei os assuntos mais problemáticos para o jovem advogado e vou enfrentá-los em quatro partes. Nesse primeiro texto vamos falar sobre como ganhar experiência. É normal que a gente acabe focando naquilo que não possuímos. No caso de quando acabamos de nos formar colocamos tudo na conta da falta de experiência. Você pode não ter experiência prática, mas com certeza possui muitas qualidades e pontos fortes. O que você precisa fazer é buscar suprir, de forma pragmática- aquilo que você não possui. Então, vamos às sugestões:

Parcerias com advogados mais experientes-

Se você acredita que irá se sentir mais seguro e aprenderá mais em um parceria com um advogado com experiência no Mercado de Trabalho, vá em busca dessa parceria. Não só através de indicações, mas também utilizando a tecnologia. Nesse caso específico, indico que você utilize o LinkedIn. Por ser uma Rede Social foca em networking profissional é uma boa opção. No entanto, não vá despreparado! Tenha em mente o seguinte:

– Qual o meu objetivo com essa parceria?

– O que posso oferecer em contrapartida? Qual o meu Know How?

– Por quanto tempo pretendo manter essa parceria?

 

 Advocacia Dativa- Advogado Iniciante- Como adquirir experiência, na prática?

Ainda considero uma ótima fonte de experiência. Em termos de pagamento de honorários, realmente não é tentador. Porém, você com certeza irá aprender muito! Os funcionamentos variam de acordo com as Seccionais. No Paraná funciona da seguinte forma: a inscrição poderá ser feita em até três comarcas distintas, devendo-se considerar as questões quanto ao deslocamento, custos e a possibilidade de atuação nas Comarcas distintas de sua residência, haja vista o dever de cumprimento diligente das obrigações inerentes ao patrocínio da causa.

As inscrições são abertas no início de cada semestre (geralmente em fevereiro e em agosto), e deverão ser feitas pela internet. A partir destas inscrições, é gerada uma lista com a validade de seis meses, que é enviada ao Tribunal de Justiça e, consequentemente, às Varas e Secretarias de cada Comarca para que as nomeações respeitem a ordem de inscrição.

E os honorários?

Serão fixados em decisão judicial e, nas hipóteses de nomeação para acompanhamento do processo, na sentença ou acórdão em relação à atuação em fase recursal. Caso não sejam arbitrados, o advogado poderá requerer nos próprios autos ou ingressar com ação de arbitramento de honorários. Entretanto, jamais poderá cobrar, combinar ou receber os honorários diretamente do assistido (art. 9º, inciso II, parágrafo único da Lei 18.664/2015).  Para receber, o dativo poderá cobrar pela via administrativa (no Paraná, disciplinada pela Lei Estadual 18.664) ou ingressar com execução judicial perante os Juizados da Fazenda Pública.

 

E para as dúvidas pontuais que surgem no dia a dia. O que fazer? Advogado Iniciante- Como adquirir experiência, na prática?

Hoje existem muitos Fóruns na Internet onde os advogados se ajudam quando surgem dúvidas. Seno assim, não é mais necessário que você fique paralisado por não saber como fazer uma peça ou com responder a determinado ato. Basta recorrer ao buscador mais conhecido (Google) e digitar a sua dúvida. Segundos depois irão surgir inúmeras respostas. No entanto, cabe a você fazer a filtragem e encontrar a que melhor cabe em sua dúvida.

Precisamos desconstruir a ideia de que todas as respostas precisam vir acompanhadas com um selo acadêmico para serem validadas. Muitas vezes as perguntas rotineiras e práticas, não encontram respostas acadêmicas e teóricas. Será um colega que já passou por exatamente o que você está passando que lhe apontará o caminho.

Sendo assim, espero que este artigo tenha motivado você a ser um profissional diferenciado. Pense diferente! Saia da caixa! Já sabe?! Se essas linhas te abriram uma nova perspectiva, curte o texto, compartilha! Faz ele circular por aí. Forte abraço e até a próxima!

 

 

 

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest
Joana Salaverry

Joana Salaverry

Sou Joana Salaverry, fundadora do Portal PowerJus, educadora e advogada com pós em Políticas Criminais, e ajudo colegas advogados a conquistarem a realização profissional e o reconhecimento que merecem através do Empreendedorismo Jurídico.

mais artigos

Deixe um comentário

PowerJus © 2019 – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: 

Em qual e-mail deseja receber o Livro Digital?

Nós respeitamos a sua PRIVACIDADE e nunca enviamos SPAM.