3 dicas simples para argumentar melhor sob pressão

Se você tem receio de falar em público ou de travar na hora daquela argumentação oral, esse texto é para você! O objetivo aqui é fornecer dicas simples para você conseguir argumentar melhor, mesmo sob pressão. Isso porque, nós sabemos que na advocacia nem sempre as circunstâncias favorecem o diálogo. Eu mesma, no início da carreira, sentia certo desconforto quando as audiências se encaminhavam para um tomo mais exasperado. Sendo assim, comecei a desenvolver os meus mecanismos para conseguir lidar com essas situações.

Mantenha o seu ritmo

Isso é muito importante para que uma situação sob pressão não se torne uma discussão. Sua mãe já deve ter dito: quando um não quer, dois não brigam, e é exatamente assim que a coisa funciona. Mesmo que a outra parte tente puxar você para um duelo, não vá. Respire fundo e se atenha ao que você preparou. Fique atento aos seguintes fatores:

  • Mantenha o tom de voz;
  • Não ofenda a outra parte, em hipótese alguma;
  • Respire fundo quantas vezes forem necessárias;
  • Não pessoalize nada do que for dito para você ou contra você. Mantenha a sua concentração;

Ter uma programação é muito importante, mas saiba improvisar

Monte um fluxograma ou mapa mental da sua fala. Entenda aonde quer chegar e trace, no mínimo, um plano A e B. Por quê? Muitas coisas podem acontecer e você se sentirá mais seguro com uma programação mais flexível.
Todavia, existirão interlocutores pelo caminho. E se a outra pessoa desvia a sua atenção? Mexer com o seu psicológico e fizer perguntas que tirarem você do eixo? A dica é você utilizar uma estratégia bem simples: retorne a pergunta para o seu interlocutor. Nada quebra mais o ritmo de uma argumentação difícil do que uma pergunta.

Utilize muito mais a razão do que a emoção. Controle seus sentimentos!

Sempre enxergo com certo receio uma argumentação muito emocionada. Acho importante manter a razão, acima de qualquer circunstância. Por isso, fique atento para não deixar ser conduzido pelas suas emoções. Isso pode interferir até mesmo na construção do seu raciocínio.

Por isso, espero que este artigo tenha motivado você a ser um profissional diferenciado. Pense diferente! Afinal, é possível alcançar a alta performance na advocacia e argumentar melhor sob pressão. Saia da caixa! Já sabe?! Se essas linhas te abriram uma nova perspectiva, curte o texto, compartilha! Faz ele circular por aí. Forte abraço e até a próxima!

Imagem de Kristin Baldeschwiler por Pixabay

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest
Joana Salaverry

Joana Salaverry

Sou Joana Salaverry, fundadora do Portal PowerJus, educadora e advogada com pós em Políticas Criminais, e ajudo colegas advogados a conquistarem a realização profissional e o reconhecimento que merecem através do Empreendedorismo Jurídico.

mais artigos

Deixe um comentário

PowerJus © 2019 – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: 

Em qual e-mail deseja receber o Livro Digital?

Nós respeitamos a sua PRIVACIDADE e nunca enviamos SPAM.