5 Características que todo empreendedor de sucesso deve ter

Esse texto é para motivar você que está calibrando ainda a sua função de empreendedor. A ideia é que você entenda quais as características são comuns em quem conquistou o sucesso através do empreendedorismo e busque em você também esses pontos positivos. Sendo assim, abaixo seguem as 5 características que todo empreendedor de sucesso deve ter.

Ser antifrágil

Vou explicar de forma bem simples esse conceito. Sabe aquela pessoa que quanto mais apanha, mais cresce? Esse é o antifrágil. Os especialistas comportamentais apontam o jogador Cristiano Ronaldo como um bom exemplo. Quanto mais falam dele de forma negativa, mais ele utiliza os comentários como combustível para crescer. Você deve fazer o mesmo. Essa característica junta a capacidade passiva de aguentar a barra pesada do resiliente como a ação do proativo.
A grande dica é essa: utilize tudo de negativo que você ouvir por aí a seu respeito, seja profissional, seja pessoal e utilize como combustível para o seu sucesso. Lembre-se: você não pode controlar o que os outros dizem, mas pode controlar a sua reação. Foque nisso e mire no sucesso!

Ter proatividade

No empreendedorismo você deve se estimular a todo momento sair da sua zona de conforto. Afinal, você é o seu próprio chefe. Por isso, seja proativo e sempre busque melhorar, seja como gestor, seja na sua parte técnica. O proativo não espera os problemas aparecerem para resolver, ele antecipa os problemas e resolve.

Lidar bem com a ansiedade e os riscos

Quem não consegue lidar com os riscos, não sai do lugar. A vida de empreendedor já vem com esse quesito no pacote. O contrário disso é viver na zona de conforto. Ou seja, para conquistar resultados diferentes, você precisa arriscar. E para fazer isso da melhor forma possível, planeje, projete os cenários possíveis e vai. As falhas e os fracassos fazem parte da jornada, mas ele só serão o seu destino final se você desistir. Portanto, persista!

Ter visão de negócios

A seu escritório é como se fosse uma máquina. Para que funcione e prospere todas as engrenagens devem estar em sincronia. Já falei em outras oportunidades que ser excelente advogado não é garantia de sucesso. Isso porque, além de entender DO negócio, você deve entender DE negócios. Por mais que você delegue algumas funções (gerenciamento financeiro, estratégico, Marketing), você deve entender minimamente sobre esses assuntos.

Pensar de forma estratégica

Você sabe a razão do mercado da advocacia está saturado na visão de muitos? A grande razão é que a grande maioria dos profissionais está na mesma faixa de mercado. Ou seja, quem tem a mesma visão, compartilha da mesma perspectiva e tem os mesmos resultados. Portanto, pense de forma estratégica e planeje o seu sucesso. Ao contrário do que muitos pensam ele não é intuitivo.

Espero que este artigo tenha motivado você a ser um profissional diferenciado. Pense diferente! Coloque em prática as características que todo empreendedor de sucesso deve ter. Saia da caixa! Já sabe?! Se essas linhas te abriram uma nova perspectiva, curte o texto, compartilha! Faz ele circular por aí. Forte abraço e até a próxima!

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest
Joana Salaverry

Joana Salaverry

Sou Joana Salaverry, fundadora do Portal PowerJus, educadora e advogada com pós em Políticas Criminais, e ajudo colegas advogados a conquistarem a realização profissional e o reconhecimento que merecem através do Empreendedorismo Jurídico.

mais artigos

Deixe um comentário

PowerJus © 2019 – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: 

Em qual e-mail deseja receber o Livro Digital?

Nós respeitamos a sua PRIVACIDADE e nunca enviamos SPAM.