O grande paradoxo da advocacia moderna

 

Já adianto que esse paradoxo que é a chave do texto acompanha não só os advogados, mas me encarrego de reduzir o escopo, uma vez que essa é a minha realidade. E qual seria esse paradoxo? Bom, sabe aquela máxima: querer resultados diferentes, mas continuar fazendo as mesmas ações?! É mais ou menos por aí! E como esse cenário se aplica na advocacia? Vejo- todo dia- os advogados reclamando do cenário saturado, da falta de clientes, do excesso da concorrência. Mas em contrapartida, continuam fazem mais do mesmo: suas ações ficam resumidas em esperar indicações e distribuir cartões. Agora, pergunto para você: como se destacar da concorrência se você está fazendo exatamente o mesmo que o seu colega?! Entendeu o paradoxo?! Bem vindo ao texto: o grande paradoxo da advocacia moderna!

Então, vem comigo que vamos desconstruir esse paradoxo e clarear o caminho para que você possa enxergar uma luz no final do túnel. Vamos seguir o seguinte raciocínio: porque a maioria dos advogados pensa de forma tão conservadora? Como começar a mudar esse cenário, respeitando as premissas da profissão e o Código de Ética? E por último, o que acontece quando suas ações estão alinhadas com os seus objetivos?

Primeiro questionamento: porque a maioria dos advogados pensa de forma tão conservadora?

Isso é resultado de uma herança bem nefasta da Faculdade de Direito. Durante nosso período de formação implantam no nosso mindset que o advogado deve ser estritamente um acadêmico do Direito. Como fazem isso? Ao construir uma grade curricular – praticamente- só voltada ao ensino jurídico, qual mensagem que isso passa ao aluno? Dominando esses conhecimentos você estará apto e competitivo para encarar o Mercado de Trabalho. Acontece que quando o bacharel/advogado se depara com a realidade do Mercado percebe que o cenário é bem diferente do retratado no ambiente acadêmico.

Você sabe por que isso acontece? Porque você sabe como resolver os problemas jurídicos dos seus futuros clientes, mas você sabe não sabe como atrair esses clientes e como transformar seu escritório em um negócio. Enfim, você não tem ideia de como se transformar em um gestor e o impacto que isso poderá causar na sua carreira. Mas isso ainda nem é a pior parte. A pior parte é a negação de que essa é a solução mais viável para que você resolva seus problemas de prospecção e consiga ser próspero no atual cenário. O que acontece é que a grande maioria se afasta da solução e empurra o problema para o cenário do mercado saturado, quando nós sabemos que o cenário – muito provavelmente- já era esse antes de você cursar a Faculdade. Então, no fundo nem mesmo você compra – de fato- essa ideia.

Segundo questionamento: Como começar a mudar esse cenário, respeitando as premissas da profissão e o Código de Ética? O grande paradoxo da advocacia moderna

A grande sabedoria está em fazer o melhor que se pode com as ferramentas que estão a seu alcance. Sendo assim, você precisa buscar ferramentas que te tornem competitivo, que não onerem seus custos e que consigam privilegiar as qualidades e os conhecimentos que você já possui. Na prática o melhor caminho para fazer isso é: se posicionar- utilizando a Internet- para produzir conteúdo informativo e atrair um público- alvo qualificado de potenciais clientes.

Mas por que a Internet? A Internet hoje alcança milhões de pessoas e proporciona uma aproximação muito pertinente e forte se trabalhada da forma correta. Agora, para você que ainda acredita que ela não é compatível com a advocacia, pode ficar tranquilo. As relações de consumos estão se transformando e com ela um novo perfil de consumidor está aparecendo: um consumidor que exige soluções e resposta mais ágeis e que está muito mais preocupado com o conteúdo do que a forma. Dessa forma, para você que ainda não investe no ambiente digital, essa é a hora.

 Terceiro questionamento:  o que acontece quando suas ações estão alinhadas com os seus objetivos?

Quando as suas ações estiverem congruentes com seus objetivos o paradoxo se quebra e você vive uma nova realidade. Quando você começar a se preocupar mais com seus clientes do que com seus concorrentes, você estará no caminho certo. As oportunidades existem e surgem novas todo dia, agora você é quem precisa desenvolver a capacidade de enxerga-las e de aproveitá-las.

Por fim, espero que este artigo tenha motivado você a ser um profissional diferenciado. Pense diferente! Saia da caixa. Para quebrar o grande paradoxo da advocacia moderna você precisa agir diferente! Já sabe?! Se essas linhas te abriram uma nova perspectiva, curte o texto, compartilha! Faz ele circular por aí. Forte abraço e até a próxima!

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Joana Salaverry

Joana Salaverry

Sou Joana Salaverry, fundadora do Portal PowerJus, educadora e advogada com pós em Políticas Criminais, e ajudo colegas advogados a conquistarem a realização profissional e o reconhecimento que merecem através do Empreendedorismo Jurídico.

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