Qual o diferencial competitivo da sua advocacia?

Se existe um termo que os advogados deveriam começar a prestar a atenção é esse: diferencial competitivo. Vivemos a realidade de um Mercado com grande número de profissionais e em crescimento. Ou seja, mais advogados chegam ao Mercado de Trabalho a cada ciclo e não há nada que você possa fazer com relação a isso. Agora o que você deve se preocupar é em como se destacar nessa realidade. Sendo assim, vamos discorrer sobre: qual o melhor diferencial competitivo para você investir na sua advocacia?

Mas, primeiro, o que significa esse termo? Considera-se diferencial competitivo aquela qualidade, aquele conhecimento que você possui e que a grande maioria dos seus colegas de profissão ainda não tem. Ou seja, o que pode colocar você à frente da concorrência, de forma estratégica? Esse deve ser o raciocínio. Então, vamos por partes! A seguir você vai encontrar um passo a passo de como identificar e como investir nesses diferenciais.

Passo 1- Será que o conhecimento jurídico será o seu diferencial competitivo?

Observando só a semântica do termo: “diferencial competitivo” já conseguindo inferir que não. Mas vejam bem, não estou dizendo que o conhecimento jurídico não é fundamental para que você seja bem sucedido na advocacia. Só afirmo que ele não será o seu diferencial competitivo, uma vez que é sua obrigação dominar essa parte técnica.

Pensa comigo: que conhecimentos você poderia combinar com o seu conhecimento técnico que colocariam você um passo a frente? A ideia é pensar em conhecimentos que sirvam de alavanca para a sua advocacia. Para encontrar essa resposta, precisamos primeiro entender qual pergunta deve ser feita. Quais são os problemas da grande maioria dos advogados? E qual a solução?

Em pesquisa recente que fizemos aqui na Powerjus, com mais de 1.000 advogados de todo o Brasil, em pergunta que relacionava as DIFICULDADES NA CARREIRA, tivemos:

  • 54,6% Disseram ter dificuldade em CONSEGUIR CLIENTES para fechar contratos.
  • 46,7% Disseram ter dificuldade em “FAZER SEU NOME”, seu MARKETING como advogado
  • 63,7% Disseram ter dificuldade com as Limitações do CÓDIGO DE ÉTICA DA OAB, na hora de divulgar seus serviços
  • 51,3% Disseram ter dificuldade com EXCESSO DE CONCORRÊNCIA, alegando mercado saturado de advogados e até concorrência desleal (preço baixo de honorários).

 

E as soluções? Se você for observar cada item mencionado acima, nenhum deles está diretamente relacionado ao Direito. Agora, pergunto: como você quer solucionar problemas que não estão relacionados ao Direito, com os seus conhecimentos jurídicos. Com certeza, os resultados não serão satisfatórios. Então, o que fazer? Para suprir essas lacunas você precisará entender sobre Marketing Jurídico, Gestão Estratégica e Gestão Financeira.

 

Passo 2- Como usar a combinação de conhecimentos multidisciplinares a seu favor? Qual o diferencial competitivo da sua advocacia?

Você precisará desenvolver a mentalidade de empreendedor e entender que a Gestão do seu escritório é tão importante quanto as suas funções jurídicas. Essa Gestão que fará com que você tenha uma prospecção eficiente, um atendimento eficaz, uma gestão financeira saudável. Enfim, você vai passar a enxergar seu escritório como um negócio e perceberá que não há nenhum demérito nisso.

Cada Pilar do seu escritório passará a ser visto como uma engrenagem e todas estão interligadas. Exemplo: O Marketing está diretamente ligado à prospecção, que está diretamente ligada com o aumento do seu lucro, que por sua vez está diretamente ligado com a qualidade da sua Gestão Financeira. Percebeu a importância?!

Passo 3- O aumento de tarefas e a questão da produtividade. Como resolver?

A grande maioria dos advogados alega que não investe na Gestão do seu escritório porque as tarefas jurídicas já consomem todo o seu tempo. Se você parar nesse ponto, todos os problemas que aleguei anteriormente seguirão acontecendo. Você tem – claramente- duas escolhas: ou vai empurrando com a barriga e continua vivendo a mesma realidade ou busca um solução. Se o seu problema realmente for tempo, invista na gestão desse ativo. Investigue o que  poderia estar sendo feito de forma mais eficaz. O que está consumindo o seu tempo? Muito provavelmente existem muitos ajustes a serem feitos aqui.

Isso porque,  um ponto crucial para o sucesso na carreira de advogado é a produtividade. No entanto, precisamos primeiro investigar o status quo. E como é a realidade do advogado hoje, em relação à produtividade? O advogado vive uma rotina extenuante, de constante estresse cheio de urgências para atender. A sensação é de estar sempre atrasado em relação ao tempo, com prazos para cumprir. As constantes idas e vindas ao fórum junto com outros afazeres e lá se foram mais um dia de trabalho improdutivo. Parece que seu tempo é controlado pelas situações externas e demandas que vão surgindo. Situações estas que estão fora do seu controle.

Se for o caso, você precisa mudar essa realidade, porque assim você perde muito tempo e acaba sendo ineficiente. Você tem que fazer com que sua rotina deixe de ser um CAOS INCONTROLÁVEL, passando a ASSUMIR O CONTROLE DO SEU TEMPO. O segredo é Planejar e parar de tratar tudo como URGÊNCIAS. Crie prioridades para as tarefas e organizar o seu dia.  Como isso deve ser feito? A ideia é que seja separado- pelo menos- um dia da semana para organizar a rotina da seguinte. Não sabe como fazer?

Dá uma olhada na lista abaixo:

1- Faça uma lista do que deve ser feito;

2- Coloque o tempo gasto para cada tarefa;

3- Comece pelo mais importante;

4- Tenha foco.

Por fim, espero que este artigo tenha motivado você a ser um profissional diferenciado. Pense diferente! Saia da caixa. Desenvolva o diferencial competitivo da sua advocacia. Já sabe?! Se essas linhas te abriram uma nova perspectiva, curte o texto, compartilha! Faz ele circular por aí. Forte abraço e até a próxima!

 

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest
Joana Salaverry

Joana Salaverry

Sou Joana Salaverry, fundadora do Portal PowerJus, educadora e advogada com pós em Políticas Criminais, e ajudo colegas advogados a conquistarem a realização profissional e o reconhecimento que merecem através do Empreendedorismo Jurídico.

mais artigos

Deixe um comentário

PowerJus © 2019 – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: 

Em qual e-mail deseja receber o Livro Digital?

Nós respeitamos a sua PRIVACIDADE e nunca enviamos SPAM.